Clube do Blues de Brasília traz oficinas e pocket shows à escolas públicas do Guará

Oficinas de Construção de flautas com papel reciclado, Grafite, Teatro e Musicalização e Gaita começam a ser ministradas, além disso as escolas já começaram a receber ao pockets shows com a Brazilian Blues Band, que também fala sobre a história do blues, dentro do Projeto Blues nas Escolas

A educação musical sempre foi uma das missões do Clube do Blues de Brasília. A entidade Guaraense, fundada em 2001, sempre que foi possível ofereceu à comunidade oficinas e workshops relacionados à arte, principalmente à música. Neste contexto o Clube já ofereceu workshops de piano, canto, bateria, guitarra, gaita e outros instrumentos em locais como a Escola de Música de Brasília e escolas de ensino médio do Guará, a exemplo da oficina de construção de flautas, ministrada pelo professor Rogério Pereira, realizada no Centro de Ensino 01, que teve encerramento e palestra realizada pelo guitarrista americano Stanley Jordan.


De volta às Escola públicas em 2024, apoiado pela indicação de emenda parlamentar da Deputada Erika Kokay, por meio do Ministério da Cultura, O Projeto Blues nas Escolas está oferecendo à alunos do CED 01 (Entrequadras 34/36), do CED 04 (QE 09), CEM 01 (antigo GG), e ainda possivelmente aos alunos do Centrão (Entrequadras 17/19), Pcket shows com a Brazilian Blues Band, oficinas de Oficinas de Construção de flautas com papel reciclado (CED 04 e CEM 01), que se iniciaram em setembro e têm termino previsto para o final de novembro. Grafite, Teatro e Musicalização e Gaita, têm previsão para o primeiro semestre de 2025. As oficinas serão ministradas por renomados e experientes professores, a exemplo do Professor Pablo Fagundes, da Escola de Choro Raphael Rabello, do Professor Rogério Pereira, músico e artesão com mais de uma década de experiência na construção, desenvolvimento e ensino de instrumentos feitos com papel reciclado, do artista plástico, visual e muralista Julimar dos Santos, e da Multiartista, atriz, dançarina e pedagoga formada pela UNB, com especialização em dança e teatro na New York University (NYU),Eliana Carneiro.
O Clube do Blues de Brasília enxerga no oferecimento e no aprendizado de fazeres artísticos como a abertura de novos horizontes pessoais e profissionais dos jovens que se interessarem e se dedicarem ao conhecimento a ser oferecido pelas oficinas. Jussara de Almeida, Diretora Presidente do Clube do Blues de Brasília faz então, um convite aos alunos das escolas contempladas: “Eu vejo nestas oficinas uma grande oportunidade, quer pode inclusive mudar a vida dos jovens que por elas passarem. Na vida nós temos muitos exemplos de jovens que tiveram seus futuros mudados pela arte e pela música, e é exatamente esta a nossa intenção, o nosso desejo e a nossa esperança. Nós do Clube do Blues de Brasília agradecemos a iniciativa parlamentar, à Regional de Ensino, à Secretaria de Educação, e o apoio do Ministério da Cultura para que possamos realizar com todo carinho e dedicação estas importantes oficinas, oferecidas de forma gratuita à comunidade escolar do Guará”.

Fonte: Jornal do Guará